Páginas

Parque Estadual de Campos do Jordão

Antes das 8:30 o bumba (Horto Florestal) passou e fomos rumo ao Parque. Estradinha bonita, cheia de curvas acompanhando o rio, mas já constatávamos que ele estava poluído, triste. O ponto final do bumba é dentro do Horto. Agora o mais interessante: a entrada custa R$ 9,00, mas como fomos de ônibus não paramos na portaria e já descemos lá dentro, logo ninguém nos cobrou o ingresso!!! Vai entender né. Como já fazia mais de década que não pisava por ali tive que procurar um mapinha. Aliás, achei o parque muito mal sinalizado. Iniciamos pela Trilha das 4 Pontes, é para crianças, caminhada ridícula de 1km. O rio estava muito poluído, lixo preso nas árvores e acumulado nos remansos, me senti em Santana de Parnaíba. Logo entramos na Trilha dos Campos, legal, agora sim uma caminhada. Alguns mirantes bem bacanas, trilha bem fácil apesar de ter algumas subidinhas, transição de vegetação, campos e floresta. Ninguém na trilha. Mini quedas d´água. 03 km depois desembocamos na Trilha da Cachoeira. Esta é praticamente uma rua, são menos de 5 km ida e volta, algumas Araucárias enormes e no final tem uma cachoeira (Galharada) bem bonita, convidativa para o tchibum, que desta vez não aconteceu. Preferi a segurança da cueca seca. Aqui várias famílias passeando, exploramos um pouquinho o lugar, algumas picadas "em recuperação", na cachoeira tinha acesso para a Trilha da Celestina, mas ficaria para uma próxima vez. Recolhemos algum lixo (aliás todas as trilhas com lixo) e voltamos em direção a sede do parque. No caminho uma bifurcação à esquerda e entramos numa trilha de verdade. Depois de alguns minutos de sobe e desce ela desemboca em frente ao criadouro de trutas que tem no parque (na própria Trilha da Cachoeira). Legalzinho, já havíamos parado ali na ida para descansar, comer alguma coisa e secar ao sol as passagens de volta, elas tomaram um banho quando meu cantil vazou na mochila. Passamos por um viveiro que vende mudas com uma placa dizendo que a natureza não deve ser negociada...kkk, vai entender?! Agora subimos a Trilha do rio Sapucaí. Mais 2,6 km, joelho esquerdo gritando, uma subidinha safadinha e alguns mirantes bem bonitos. Aqui é trilha mesmo, pedaço com mata mais fechada. Cansei de leve. Araucárias grandes e bonitas, belo conjunto. De repente sinto um cheiro familiar, esgoto, as corredeiras do rio Sapucaí Guaçu, no processo de auto-depuração, exalavam o mesmo cheiro do Tietê, pelo menos não tinha espuma, fiquei triste. Novamente sozinhos na trilha, encontramos apenas um casal na entrada. Já na sede novamente, hora de papar, ração leve, castanhas e amendoins. Meu cantil estava com gosto horrível. Eram 15:00 hs e cogitamos alcançar o Bosque Vermelho, mas seriam 10km ida e volta, desistimos, melhor voltar no outono para ver o vermelho das folhas.  Ticado agradavelmente e voltarei para as travessias da região.