Páginas

Serra da Graciosa - Trem

Acordamos cedo e fomos direto para a estação de trem, fica anexa à rodoviária. De cara observamos uma enorme fila de táxis laranja, além das vans das agências de turismo. Realmente estava lotado. Existiam até cambistas. O trem demorou demais para partir e ficamos ali no meio da muvuca. Quando abriram as porteiras do embarque aproveitamos para deglutir um croissant, foi o que nos salvou, pois ainda não havíamos tomado café da manhã.

O trem é composto por muitos carro/vagões, bem grande mesmo. Havíamos comprado assentos na classe econômica, por sorte realmente eram na janela esquerda da composição. Os bancos são aqueles de ônibus urbano, plástico duro, meio desconfortável. A janela enorme, tipo de área de serviço de apartamento, isso foi legal. A trip em si demorou demais. Cada hora era uma desculpa: manobra de trem, trilho solto, etc... Destaque para uma família de indianos que estavam com marmita, arroz com peixe, e comiam em pratos de louça mesmo! Até ofereceram para as crianças no vagão! De uma maneira geral a viagem é bem bonita, atravessamos a Serra do Mar e toda exuberância da Mata Atlântica. O que prejudicou, um pouco, foi o tempo, estava muito nublado. Além da visibilidade, havia também o problema da verdadeira creche que era o vagão, umas 430 crianças que não paravam quietas! Mas sobrevivemos.

Passamos por túneis e pontes antigas, bem bacana. O trecho é dividido com os trens de carga, fato que certamente contribuiu para todo o atraso. Passamos pela estação Marumbi e ficou a vontade de explorar tudo por ali. No final atrasamos 2 horas, deveríamos ter chegado às 11:30, mas desembarcamos às 13:30. Depois demos uma volta na cidade de Morretes. Terminado o breve rolê ficamos, sentados na via, esperando a partida do trem. Lógico que atrasou. Detalhe master: entramos no vagão econômico e o pessoal liberou para irmos para um mais confortável, mas em nenhum momento cobraram nossas passagens! Se não tivéssemos pago ninguém notaria. Assim, nos acomodamos confortavelmente e partimos para a volta de trem. Mesma paisagem, mas tudo muito bonito. Estava vazio até parar na estação marumbi. Vários mochileiros entraram e fiquei com uma mini invejinha deles. Quem sabe na próxima? A volta também atrasou e chegamos muito tarde em Curitiba. Ticado agradavelmente.